Support UM News at General Conference: Your gift ensures that you and other visitors receive the latest updates, in-depth analysis, and diverse perspectives from General Conference.

Jovens Metodistas Unidos combatem cólera em angola

Translate Page

Em Luanda, capital de Angola, um surto de cólera no final do verão - uma infecção gastrointestinal aguda - preocupou os líderes da igreja local e as autoridades de saúde. Água e alimentos contaminados, incluindo peixes crus ou mal cozidos e mariscos, são causas frequentes da doença. Água suja e falta de saneamento são outros factores.

Em resposta, a Associação de Defesa Ambiental, Rede Ambiental Maiombe, mobilizou mais de 200 jovens para participar de uma campanha de prevenção. Vestidos com camisetas brancas, eles se juntaram a uma campanha de prevenção contra a cólera em Funda, uma cidade a 30 quilómetros do centro de Luanda. No município de Cacuaco, os jovens distribuíram hipoclorito de sódio, sabão, sacolas plásticas e panfletos informativos para as pessoas que moram perto do rio, área fortemente afectada pelo surto.

Recentemente, segundo a Angop-Angola Press, 16 novos doentes de cólera foram admitidos no hospital de Cacuaco, e três deles morreram. Desde que este surto começou, 65 pessoas sucumbiram à doença. No entanto, os incidentes reduzidos de cólera e as mortes causadas pela doença indicam que os esforços de conscientização estão colhendo resultados.

Mauro de Oliveira, um jovem adulto que participou na campanha, disse: “Como Metodistas Unidos, devemos apoiar as causas e problemas sociais em que as comunidades vivem. A experiência passada nos custou muitas vidas humanas. Perdemos muitos irmãos e irmãs quando a doença da febre-amarela atingiu nosso país. Agora que ouvimos falar deste surto de cólera, estamos aqui para dar o apoio necessário. Juntos, podemos superar essa doença”

O Conselho de Saúde da Igreja Metodista Unida continua a divulgar informações sobre a prevenção da cólera nos eventos da igreja local e nos cultos dominicais. As congregações convidam equipes médicas para fornecer assistência médica gratuita. As pessoas aprendem a se proteger da doença.

A igreja já não pode conseguir fornecer mais suprimentos. Contudo, em cooperação com o governo, os Metodistas Unidos continuam a sensibilizar e distribuir folhetos. Durante os cultos, pastores e outros falam sobre cólera.

Januário Augusto, presidente da Rede Ambiental Maiombe, prometeu continuar com as campanhas de consciencialização, especialmente durante a próxima estação chuvosa. Ele ressaltou “a necessidade de estar em estado de alerta com as pessoas que vivem em áreas vulneráveis da cidade.”

Augusto Bento é um Comunicador da Metodista Unida na Conferência Anual do Oeste de Angola.

 

Contacto de mídia para notícias: Vicki Brown, editora de notícias, newsdesk@umcom.org ou 615-742-5469. Para ler mais notícias da Metodista Unida, subscreva para o digest diário ou semanal.


Like what you're reading? Support the ministry of UM News! Your support ensures the latest denominational news, dynamic stories and informative articles will continue to connect our global community. Make a tax-deductible donation at ResourceUMC.org/GiveUMCom.

Sign up for our newsletter!

UMNEWS-SUBSCRIPTION

United Methodist Communications is an agency of The United Methodist Church

©2024 United Methodist Communications. All Rights Reserved